Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Vatapá

Convivi muito pouco com a minha mãe, ela faleceu quando eu tinha 12 anos, não tenho muitas lembranças da minha infância também, mas uma coisa eu tenho certeza, a comida sempre teve um lugar de destaque lá em casa e devo ter herdado a paixão pela gastronomia dela, que era uma cozinheira de primeira, minhas tias e minha “meio irmã e mãe” também eram. Um dos pratos mais “famosos” que minha mãe preparava era o vatapá, dizem até que ela sofreu para acertar por conta de alguns erros na receita repassada. Lenda ou sacanagem, ela se esmerava e fazia tudo em casa. Um dia inteiro era reservado só para os preparativos, usava flor de dendê que vinha diretamente da Bahia, nada de comprar coco já ralado, ou água de coco, ou amendoim torrado, tudo era feito artesanalmente, aliás essa era uma regra na residência mantida quase que fielmente até os dias de hoje por quase todos os familiares. A receita que consegui é de uma tia e vem da original só que é mais “adaptada” aos dias atuais, mas para não causar problemas, antes de publicar aqui vou testá-la primeiro.

Nenhum comentário: